O que eu devo fazer após conquistar o cliente?

A sua empresa atraiu o público alvo, despertou o interesse dele em conhecer seus produtos e serviços e efetuou a venda! Então agora todos estão felizes para sempre? A resposta é NÃO!

É a partir dessa venda que se abre um mundo de possibilidades positivas ou não:

  1. Este cliente voltará a comprar da sua empresa?
  2. Como está o pós venda?
  3. Ele saiu satisfeito?
  4. Irá gerar novas recomendações?
  5. Suas expectativas em relação à empresa e os produtos foram atendidas?

É a partir da compra, do negócio fechado, que entra a fase do ENCANTAMENTO, onde sua empresa deverá conquistar várias vezes o mesmo cliente!

Mas não devo agora investir nos outros? Naqueles que ainda poderão comprar da minha empresa?

Claro que sim!

Mas o custo para adquirir novos clientes é bem mais elevado do que estimular compras de  um cliente que já faz parte da sua carteira!

Mas como irei encantar este cliente?

Depois da venda, do negócio fechado você não pode abandonar o cliente, parece algo infantil dar essa dica, mas é o que acontece com muitas empresas, depois da venda a assistência para o cliente é zero!

Um cliente com zero de atenção reflete em zero de novas compras e zero de recomendações. Em compensação as reclamações não terão limites, ele sempre irá falar mal da sua empresa.

Mantenha este cliente sempre informado sobre o que está acontecendo com a sua empresa: envie e-mail marketing (com moderação)smsofertas e descontos só para ele.

Comunicação e relacionamento são a chave para o encantamento do cliente!

Mas muita atenção: tudo isso deve ser recheado por um serviço ou produto de qualidade, onde a busca da excelência esteja no DNA das pessoas que compõe a empresa, e em todas as etapas: da captação, passando pelo atendimento até chegar ao pós venda.

Proximidade com o cliente é algo essencial, o bom uso das tecnologias de comunicação, o controle através de um CRM, uma Auditoria do comportamento dos consumidores como compras, recompras, reclamações e soluções, com os indicadores aceitáveis devem ser rotina na empresa.

Mesmo que o produto adquirido ou serviço contratado seja durável e tão cedo este cliente não volte a fazer negócios com a sua empresa, manter o bom relacionamento pode render novas indicações.

Pense nisto e comece já a colocar em prática uma estratégia de relacionamento com o seu cliente!

Você está próximo da solução que procura!

contato@alexandreferrao.com.br ou consultoralexandreferrao@gmail.com

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