O que é realmente Marketing? E o que ele deve fazer por uma empresa?

“A confusão acerca de que Marketing é a mesma coisa que divulgação, ou propaganda, ou promoção, ou ainda eventos está presente tanto na cabeça de altos executivos como de jovens recém-chegados ao mercado. Corrobora para a disseminação dessa confusão, o cidadão comum que, de tanto ouvir falar que o fulano que gosta de aparecer está fazendo seu marketing, passa a incorporar o vocabulário como uma espécie de sinônimo de “aparecer”.” – Halfen Idel

Existe uma grande confusão com o que o Marketing pode fazer por uma empresa. Em partes essa confusão ocorre pelo posicionamento de muitos profissionais que confundem comunicação com marketing e pelos empresários que em muitos aspectos consideram que fazer banners, folders ou criar imagens é marketing, sendo que isto é editoração gráfica!

Como a minha primeira formação profissional foi a contábil (Onde atuei por 15 anos, e a grande maioria dos profissionais e empresários do setor não tem visão sobre Marketing) eu também tive muitas dificuldades de entender toda a amplitude do Marketing.

Até mesmo porque primeiro comecei a trabalhar com Marketing e estudá-lo de forma autodidata e depois fui procurar a minha formação superior.

Tenho visto muitos profissionais do setor que não conhecem sobre negócios, que são afoitos e procuram criar ações sem planejamento e organização.

Sendo o profissional um consultor independente ou empregado de uma empresa, deve primeiro conhecer a onde está pisando, a cultura da empresa, sua missão, valores, as pessoas que compõe o quadro e o que cada uma faz.

Recentemente conheci o caso de uma profissional que entrou em uma empresa, e cometeu uma série de erros básicos:

  1. Não fez nenhuma reunião com os gerentes;
  2. Não procurou entender como funcionava o negócio internamente;
  3. Não procurou conhecer a mão de obra ou recursos técnicos disponíveis;
  4. Criou ações sem um prévio planejamento;
  5. Preocupou-se excessivamente com a criação de eventos sociais internos.

O resultado disto foi um desastre, má vontade dos envolvidos, algumas antipatias gratuitas e o principal confusão e perda de cedibilidade, tudo devido a:

  1. Falta de visão sistêmica: esqueceu que uma empresa é formada por várias conexões internas;
  2. Por não conhecer o funcionamento da empresa achou que tudo era fácil;
  3. Não sabia como era a rotina das pessoas que ela envolveu nos processos;
  4. Subestimou o tempo de trabalho dos envolvidos, pois não considerou que eles não estavam exclusivos para ela;
  5. Gerou um aparente mal estar, pois agiu como se tudo gira-se em torno do Marketing;
  6. Preocupou-se em criar ações superficiais, sem estudos mais profundos.

Deixou a impressão de mais do mesmo, ou seja, mais um profissional do Marketing que não entende de negócios.

Essas falhas todas ocorreram justamente porque muitos profissionais do setor não terem afinidade com o mundo dos negócios, e para o profissional do Marketing visão de negócios e empreendedorismo são fundamentais.

Organização e Planejamento empresarial são fundamentais para um profissional do Marketing, entender o mercado onde está inserido e todos os seus agentes do ambiente interno e do ambiente externo. Do contrário o trabalho não trará o resultado esperado.

Portanto fica o alerta tanto para profissionais, quanto para empresários que desejam contratar serviços de Marketing:

  1. Não existe Marketing sem Planejamento;
  2. Não existe Planejamento sem Organização;
  3. Não existe Organização sem estudar uma empresa.

Marketing não é pirotecnia, com promessas de vendas nas nuvens e muito barulho, mas sim um trabalho sério, direcionado para a empresa, com base em estudos e análises de mercado, criando estratégias reais, objetivas e mensuráveis, que fazem uma empresa evoluir e alcançar outro nível de competição.

Marketing é: organizar uma empresa, estabelecer um planejamento e criar ações estratégicas para crescer.

Você está próximo da solução que procura!

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