Aprenda como despertar o Potencial de Vendas da sua empresa!

Quais são os resultados que a sua empresa obtém com as estratégias de vendas atuais?

  1. Atração/Conversão: consegue despertar a atenção do público alvo? Identificar e transformar esse público em clientes?
  2. Comunicação/Relacionamento: sua empresa consegue manter um contato efetivo com o cliente, gerando novas vendas e também indicações? Consegue criar um grupo de interesse em torno da marca?
  3. Vendas: seu público percebe apenas preço? Não consegue perceber valor nos seus produtos e/ou serviços? Sua empresa não vende o suficiente?

Independente das respostas, na prática muitas empresas não tem um projeto claro, com as suas políticas, metas e objetivos, que coloquem as etapas de atração/conversão, comunicação/relacionamento e vendas em ação de uma forma que possam ser medidas, avaliadas, aprimoradas e corrigidas.

As perdas em um primeiro momento “até” passam em branco, mas a sua soma no decorrer do tempo geram graves perdas.

A solução é a sua empresa ter um projeto para desenvolver o Potencial de Vendas do negócio.

Este projeto deve unir a gestão e desenvolvimento de produtos, a melhoria de processos de vendas e dos processos administrativos que são o suporte às vendas e o desenvolvimento das pessoas.

Após é preciso desenvolver a Estratégia do negócio, do planejamento à implantação, o que envolve a gestão estratégica do negócio, a criação de indicadores de desempenho,  a cultura da gestão por resultados, o marketing digital e a inteligência de mercado.

Esse conjunto de ações devem ter como objetivo transformar a empresa e desenvolver seu Potencial de Vendas, com impactos positivos que aumentam as possibilidades de novos negócios, geram lucro, desenvolvem controles de desempenho e reduzem custos.

Consideramos, neste aspecto, o Potencial de Vendas como todo esforço realizado por uma empresa para captar,converter e encantar seus clientes!

Isto vai desde a identidade visual, ao atendimento, passando pela equipe de vendedores, pelo planejamento de vendas até chegarmos ao processo de comunicação e relacionamento proporcionados pelos meios digitais como sites, blogs, mídias digitais, técnicas de publicidade, e-mail marketing, etc.

A mídia tradicional nos aspectos que dizem respeito às vendas, não deve ser menosprezada, mas as mídias digitais são mais justas para as empresas, visto que permitem maior controle dos investimentos, permitem o desenvolvimento de mídia própria sob controle total da empresa, com divulgação 24 horas, atingindo exatamente o público desejado.

Recapitulando: vamos recordar o que sua empresa precisa ter para implantar um projeto para desenvolver o verdadeiro Potencial de Vendas:

  1. Produtos: gestão, controle e desenvolvimento.
  2. Processos: Processo de Vendas e Processos Administrativos que podem ser fatores limitantes do processo de vendas (tecnologias, estrutura, pessoas).
  3. Pessoas: capacitação, integração da equipe, desenvolvimento.
  4. Estratégias: do planejamento à execução. Do Modelo de Negócio à Gestão Estratégica.
  5. Cultura de Resultado: Indicadores de Desempenho, Gestão por Resultados, Metas e Objetivos.
  6. Controle: Auditoria de Marketing e Vendas, Pesquisas de Satisfação e de Qualidade.
  7. Inteligência: Informação estratégica sobre concorrentes, consumidor e tendências.

Gostou do artigo? Deseja desenvolver o Potencial de Vendas do seu negócio?

Você está próximo da solução que procura!

contato@alexandreferrao.com.br ou consultoralexandreferrao@gmail.com

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