Aprenda a Preparar uma Estrutura de Vendas de Sucesso

Você deve ter lido o artigo venda mais, melhor e forma contínuae agora questiona se a forma de vender da sua empresa precisa mudar ou precisa ser aprimorada, se teve esse entendimento então este artigo é para você!

O consumidor que entra em contato com a sua empresa já está sabendo coisas que talvez o seu próprio pessoal de vendas ou de atendimento não saiba, e esta lacuna pode ser decisiva para que ele escolha fazer negócio com o concorrente e não com a sua empresa.

Este consumidor superinformado pode ser uma fonte de informações estratégicas, desde que o seu vendedor saiba entender os seus questionamentos, estimulá-lo e ter sensibilidade para conduzir o diálogo. Informações sobre a concorrência, promoções, diferenciais são dados relevantes que muitas vezes o que está na correria do dia a dia preocupado com as metas não consegue acompanhar.

Transformar esta situação em algo positivo deve fazer parte da Estratégia da empresa, e deve fazer parte dos Indicadores com um dos itens vistos como oportunidade inovação. Este é apenas um exemplo, e na maior parte das vezes demonstra como as empresas estão despreparadas, por não perceberem que isto pode fazer parte da sua força de vendas.

Como então preparar a empresa para esta e outras situações?

É necessário que a empresa tenha uma estrutura ativa e útil de comunicação e relacionamento com o consumidor, propiciando uma experiência prazerosa, demonstrando desde o primeiro contato que realmente deseja agregar algo a mais, algo além de um produto ou serviço.

Demonstre como seu produto ou serviço pode resolver o problema que este consumidor precisa, esqueça a velha tática de dizer: somos os melhores, com 20 anos de mercado, sede própria e equipe treinada….isto não é mais diferencial!

Transforme a informação em um ativo de captação, vendas e relacionamento.

Sua empresa vende um curso de inglês? Então demonstre em números e estatísticas como este curso pode ser relevante para determinadas carreiras. Você pode criar grupos de estudos privados via mídia social ou fóruns para manter seus alunos ativos mesmo fora da sala de aula.

O site da sua empresa deve ser institucional demonstrando a empresa, sua história, seus produtos e serviços, fundadores, missão, valores, etc.

Mas o blog (que pode estar na estrutura do site ou a parte dele) deve ser totalmente informativo, deve educar o público alvo (clientes e não clientes) a utilizar, comprar e propagar os benefícios que a sua empresa proporciona.

E a sua loja virtual? Deve apenas exibir os produtos, descrição detalhada dos aspectos técnicos, valores e formas de pagamento?

Afirmo que não, ela deve ter conteúdo útil e relevante, demonstrar como seu produto por ser aplicado, deve ter campanhas, incentivos, clube de pontos, etc.

Ela deve ser mais do que loja, também deve fazer parte do sua estratégia de comunicação e relacionamento, deve estar dentro das suas metas e objetivos de vendas. Deve ser o seu ativo de vendas!

Campanhas devem ser criadas seja através das mídias sociais ou ainda do Google para divulgar sua empresa, uma promoção ou serviço. E assim acelerar a exposição do seu negócio.

Lembre que aparecer nos dispositivos móveis é essencial, verifique como seu site ou blog são visualizados, se necessário vale a pena investir e contratar um serviço para refazê-los, pois aparecer em tablets, smartphones e celulares já não é um diferencial e sim obrigação.

Mas tudo isso só fará sentido se for ao encontro daquilo que o consumidor procura: INFORMAÇÃO ÚTILOBJETIVA e RELEVANTE para que ELE MESMO POSSA DECIDIR com QUEM ELE IRÁ FAZER NEGÓCIO.

Então sua empresa pode facilitar e muito o trabalho da sua equipe de vendas: utilize a internet e suas plataformas para antecipar etapas de vendas e de fechamento de negócios, conhecendo público relevante e criando uma rede de contatos para futuros negócios.

Comece este processo internamente, envolvendo todos nos processos de venda e desta forma seus vendedores e atendimento não serão pegos de surpresa por um consumidor superinformado e questionador.

Mas não saia fazendo tudo sem antes pensar e agir de forma estratégica, criando cenários, analisando os melhores caminhos.

Ao pensar de forma Estratégica, encontramos uma excelente forma de pesquisa que é a opinião e as informações do próprio consumidor. Deseja melhor pesquisa do que a realizada com a pessoa que está tentando comprar da sua empresa? E com os seus atuais clientes? E com os seus colaboradores…sua empresa já fez uma pesquisa.

Preparar ou readequar uma estrutura de vendas somente faz sentido se existe uma informação coerente e precisa do caminha a ser seguido!

Você está próximo da solução que procura!

contato@alexandreferrao.com.br ou consultoralexandreferrao@gmail.com

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